Enter your keyword

QUAL A CONEXÃO ENTRE A MÚSICA E A LITERATURA ?

" Alô alô Realengo, aquele abraço. Alô torcida do Flamengo aquele abraço! ". Assim,inicia-se uma abordagem global de que há sim uma relação de conexidade entre duas das inúmeras paixões do brasileiro,sendo este dueto,o futebol e a música. Jorge Ben, Chico Buarque, Beth Carvalho, Sandra de Sá, Gabriel - O Pensador, Moraes Moreira, Ivete Sangalo, Daniela Mercury, Skank, Alceu Valença, Silvério Pessoa, Lenine dentre outras grandes atrações do cenário fonográfico brasileiro nunca esconderam a íntima convivência com o " esporte bretão " e em específico, pelos seus respectivos clubes de coração. Em algumas de suas canções, estes artistas retratam a paixão pelo esporte na condição de brasileiros fanáticos pelo " mundo da bola ".

A partir de uma realidade histórica e musical do ano de 1958 ( Ano-marco do futebol do Brasil - 1o título da copa do mundo e de intensa produtividade musical - Bossa Nova, Tropicália, etc), discorro sobre a temática nessas breves linhas. Perpassando os principais acontecimentos nos cenários: musical, literário e futebolístico nacionais; objetiva-se entrelaçar as temáticas marcantes da personalidade cultural, social e linguística do povo brasileiro.

Este é apenas um trailler da linha de pesquisa desenvolvida pela TDA Litterae Empreendimentos Educacionais. Vale a pena esperar por esse golaço. O passo inicial desta pesquisa já foi dado. Caso você, leitor deste espaço, conheça algum músico que já declarou o seu amor ao futebol, escreva o seu comentário - abaixo desta reportagem, subscrito de seu e-mail para contato. Aos amantes confessos da música e do futebol ( como o redator que vos escreve esta matéria ), um até logo!

Nenhum comentário: