Enter your keyword

UM RECONHECIMENTO MAIS DO QUE MERECIDO À MACHADO DE ASSIS

Um espetacúlo de retrato literário e de encantador brilho musical. ( Acima trilha sonora do romance vivido entre os personagens de Capítu e Bento, " Elephant Gun - Beirut " ). Assim foi que vi, com vislubre, o 1o episódio da mini-série " Capitú ", readptação de Luiz Fernando Carvalho. Com uma apurada equipe de montagem de cenário e figurino, o retrato televisivo da obra: Dom Casmurro, de Machado de Assis desponta como uma luz capaz de desalienar a massa telespectadora dos BBBs da mídia comunicadora. O folhetim machadiano tem conteúdo atemporal e inconfúndivel. Sob uma roupagem contemporânea, agigantada por um elenco desconhecido, contudo não menos competente, o romance parece ter a fórmula certa a fim de desmistificar o preconceito de que Machado de Assis seja um autor chato ou intragável e, consequentemente, agradar em cheio o público carente de cultura literária na tevê. Vinga Capitú. Para o bem de teu povo. Para o bem de teu criador, massacrado e não entendido há séculos por uma elite burguesa esvaziada de cultura e supersaturada de besteiróis e generalidades antes européias e hoje, americanas. Decerto, sei que é pedir demais, mas pelo amor à arte de escrever verdades sobre a humanidade, peço-lhes, ou melhor, imploro-lhes senhores leitores deste espaço: Deêm vida à arte. Ela representa o suprauniversal. Essa é a palavra correta para delata-la e de mesmo modo, conformar o estilo neorealista e mutável, até então do Genial, porém não menos humano e sensível Machado de Assis...suprauniversal.

5 comentários:

Ariadne Rodrigues disse...

Thiago! Gostei do blog,parabéns. Muito bom.Não sabia da existência.
Vou aparecer mais vezes por aqui.

Edson disse...

Grande Amigo!!
Parabens pelo blog!!
Chega dar gosto de ler teus textos!!
Muito boa essa música!!
tava querendo saber quem cantava!!
vou comentar aqui assim que puder!!
abraço meu grande amigo!!
Saudações Rubro Negras!!

Marcos Tavares disse...

Capitu foi indigerível...

Não consigo entender por qual motivo a Globo teima em colocar Machado de Assis em uma matriz contemporânea, sendo que não fica bem.

Foi isso com DOM e agora com Capitu. A mini-série está realmente estupenda mas existem fatos desnecessários em seu meio. Quase morri de raiva quando Capitu e Bentinho enfiaram aqueles fones brancos de ouvido. Para que? Estava tudo dando tão certo...

Mas tinha que acabar com o que estava bom... Assim é a Globo...

No mais, estava tudo realmente muito bom. Até a garotinha que viveu capitu na vida adulta, Maria Fernanda, conseguiu superar sua atuação quando comparada a DOM. Se be que qualquer coisa seria superável a tal...

Enfimi, se deletarem a cena dos MP3 eu até compro o Box que lançarem com a série.

Luiza Falcão disse...

Quer saber mesmo?
Addoooooreeei,
Em primeiro lugar, dá pra relevar os excessos da Globo (eu já sabia que iriam colocar algo meio modernoso, leia-se Hoje é Dia de Maria). A atriz que interpretou Capitu "adolescente" é simplesmente maravilhosa, ou pelo menos atua com brilhantismo, mesmo com aquelas tatuagens gigantescas.
Bentinho, aguado como deveria ser, não roubou a cena da jovem atriz, tal como não roubaria a cena da própria Capitu. O ator que interpretou o Dom Casmurro também é megnífico!
O que decepciona vai além da produção, tá intrínseco ao modo com o qual as pessoas, em geral, vêem Machado de Assis. Parece até que só existe, na cabeça da população, uma personagem de uma única obra, que nem era a personagem principal. Também não me agradou o fato de a mini-série ter tomodo posição, ao meu ver, sobre o fim da história, ou seja, Capitu traiu e proto.
Se nem o Próprio machado de Assis, meu Ídolo incondicional, quis por um fim na história, ninguém mais tem o direito de fazê-lo.

Obrigada por abrir um espaço para uma discussão acerca do Gradissíssimo escritor Joaquim Maria Machado de Assis!!!

Aymê Andrade disse...

gostei do q vc escreveu... legal mesmo!!! dessa vez nem tive q ficar com o dicionario do lado pra decifrar tuas palavras!! kkkkkkkkkkkkkkkk brincadeirinha!!!

gostei mesmo... e viva Machado de Assis!!!! kkkk

bjo. vou ficar visitando teu blog pra ver o q vc escreve!!! virei tua fã!! kkkkkkkk

bjux.