Enter your keyword

O Alfabeto e o Acento Circunflexo.



Em detrimento da incorporação das letras do alfabeto Inglês ( K, W e Y ), o alfabeto da Língua Portuguesa passa a ter 26 letras. Esta modificação em nossa língua é fruto da emergente utilização de palavras de origem anglo-saxônica no dia-a-dia da sociedade lusofônica. Vocábulos de descendência estrangeira, a exemplo de MarKeting reiteram a ruptura de uma língua antes 100% portuguesa.
Outra temática pontual da Reforma Ortográfica concerne ao desuso do Acento Circunflexo nas 3a pessoas do plural do Presente do Indicativo ou do Subjuntivo ( Ex: Antes-Crêem, Hoje-Creem. Antes-Lêem, Hoje-Leem ).Deste modo, a entonação silábica passa a ser parcialmente desconsiderada quando da acentuação em Circunflexo. Há também uma alteração que impõe a não-aplicabilidade do Acento Circunflexo em palavras terminadas em HIATO como em: "enjôo" ou "vôo" -que se tornam "enjoo" e "voo" ( Ilustração da matéria ).
Na sexta-feira (16/01/2009) fique atento à última reportagem da série: "Reaprendendo e reaproximando a nossa Língua Portuguesa". A dica de amanhá fica por conta do VERDADEmATITUDE. Se você quer se informar e ficar por dentro desta reforma ortográfica...se ligue e reaprenda a nossa língua!

Um comentário:

N disse...

Gostei muito dos posts especiais dedicados a mudança ortográfica, sendo sincero eu pensava melhorias quando escutei os boatos da mudança.

E nem me interessei muito em ir em alguma gramática ler.

Os post estão com exemplos fáceis e de agradável leitura, lí todos, só fiquei triste porque vim saber agora.
Mas já favoritei o blog.

Parabéns Thiago.